atividade integradora EFA - Associação Empresarial de Fafe, Cabeceiras de Basto e Celorico de Basto

Procurar
Ir para o conteúdo

Menu principal:

Media Center > Arquivo de noticias > 2012

 N O T Í C I A S

Educação e Formação de Adultos
Apresentação atividade integradora

No passado dia 19 de dezembro, os formandos dos cursos de Educação e Formação de Adultos da Associação Empresarial de Fafe, Cabeceiras de Basto e Celorico de Basto, de Técnico/a de Contabilidade, a decorrer em Cabeceiras de Basto, e de Técnico/a Comercial, a decorrer em Celorico de Basto, elegeram o centro hípico em Cabeceiras de Basto, para apresentação da sua primeira atividade integradora.

Decorridos quatro meses de formação, os formandos tiveram a oportunidade de partilhar as suas aprendizagens com todos os presentes.

Foi com muita satisfação, emoção e algum nervosismo que os formandos do curso Técnico/a de Contabilidade encadearam as apresentações de vários flyrs, com deferentes temáticas de interesse comum, desde os passos necessários para criar uma empresa, boas práticas de comunicação nas organizações, apresentando ainda as transformações que ocorrem no âmbito da contabilidade, com o aparecimento da internet e de que forma esta ferramenta veio facilitar o dia-a-dia dos profissionais deste setor. Seguida da apresentação de um conjunto de informações uteis sobre o IRS (Imposto sobre o rendimento), os formandos presentearam o público com um conjunto de marcadores de livro, nos quais se pode ler a informação apresentada. Por fim, incentivando a participação dos presentes, os formandos do curso Técnico/a de Contabilidade, promoveram um pequeno Workshop para esclarecimento de dúvidas sobre o IRS, assim como explicaram o funcionamento de uma ferramenta informática que permite a simulação do respetivo imposto. Adesão do público foi excelente, o que deixou os formandos muito satisfeitos. Todo este trabalho foi desenvolvido, ao longo de vários módulos da componente tecnológica, em sintonia com a formação de base, dentro do núcleo gerador 5 - Tecnologias de Informação e Comunicação.

Foi com a exibição de um pequeno filme, que os formandos do curso Técnico/a Comercial, iniciaram a apresentação da sua atividade. O filme, intitulado "Televenda Enganosa", realizado pelos próprios formandos, tinha como principal objetivo alertar e sensibilizar para a publicidade enganosa com que todos os dias nos deparamos.

Seguiu-se apresentação de vários Flyers com a temática "Riscos profissionais, associados à profissão de Técnico/a Comercial". Para cada risco identificado, seguiu-se apresentação e explicação de medidas, cujo objetivo se centra na prevenção dos mesmos. Seguiu-se apresentação de Flyer com os direitos e deveres do consumidor foi também apresentado pelos formandos.
Por último, os formandos esclareceram os presentes sobre o direito e dever de reclamar, como preencher e como atuar perante uma recusa da disponibilização do livro de reclamações. Esta temática desenvolvida com recurso ao respetivo livro, fomentou a curiosidade dos presentes levando-os à participação no workshop "Como preencher uma reclamação". Para que as informações não fossem esquecidas, os formandos distribuíram porta lápis, decorados com a informação mais relevante sobre o respetivo tema, produzidos por eles próprios.

Todo este trabalho foi desenvolvido, ao longo de vários módulos da componente tecnológica, em sintonia com a formação de base, dentro do núcleo gerador 6 -  Urbanismo e Mobilidade.

Esta atividade foi planeada por toda a equipa, envolvendo todos os intervenientes no processo formativo. Reuniu um vasto conjunto de competências, dando ênfase ao trabalho colaborativo e permitiu aos protagonistas evidenciarem a evolução das suas aprendizagens.


 
 
 
 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal