CCP ensino profissional - Associação Empresarial de Fafe, Cabeceiras de Basto e Celorico de Basto

Procurar
Ir para o conteúdo

Menu principal:

Media Center > Arquivo de noticias > 2012

 N O T Í C I A S

 

Associação Empresarial de Fafe, Cabeceiras de Basto e Celorico de Basto

CCP está apreensiva com reprogramação de fundos no ensino e formação profissional

 

A Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP) afirmou-se hojeapreensiva com a reprogramação dos fundos comunitários QREN em relação ao ensino e à formação profissional por considerar que estes desvalorizam o setor dos serviços.

"Os 319 milhões de euros destinados ao ensino profissional estão orientados para uma hipotética e irrealista transformação estrutural da economia, desvalorizando o setor dos serviços em favor de um mirífico desenvolvimento industrial", considera o presidente da CCP, João Vieira Lopes, em comunicado.

Para o responsável, "esta reprogramação destina-se essencialmente a financiar custos de funcionamento correntes do ministério da Educação e Ciência, perdendo-se verbas destinadas ao investimento em recursos humanos".

De acordo com João Vieira Lopes, a formação contínua "sai desvalorizada e também a formação dirigida a melhorar a qualidade da gestão, principalmente nas pequenas e médias empresas [PME]".

Estas são "áreas fundamentais para melhorar a produtividade e reforçar a competitividade da nossa economia", alerta o presidente da confederação.

"A canalização de um montante significativo de verbas para o desemprego jovem sendo positiva, exige uma monitorização rigorosa e constante porque as metas são ambiciosas no actual contexto económico".

A CCP concorda que seja dada prioridade ao investimento privado e defende que uma parte significativa destes apoios seja dirigido às PME, em particular porque são as únicas entidades a criar emprego em termos reais.


O Governo prevê que a execução do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), atualmente nos 45 por cento, atinja os 60 por cento este ano.

 
 
 
 
 
 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal