Internacionalização - Associação Empresarial de Fafe, Cabeceiras de Basto e Celorico de Basto

Procurar
Ir para o conteúdo

Menu principal:

Media Center > Arquivo de noticias > 2012

 N O T Í C I A S

Missão a Marrocos
Aposta da internacionalização

A Associação Empresarial de Fafe, Cabeceiras de Basto e Celorico de Basto realizou nos passados dias 22 a 25 de novembro uma Missão Empresarial a Casablanca – Marrocos, no seguimento do plano de internacionalização definido.

Por ser um mercado com fortes perspetivas de desenvolvimento e que demonstrou no ano de 2011 sinais de ser capaz de resistir ao abrandamento geral das economias europeia e mundial e às consequências económicas das convulsões político sociais que afetam a região, Marrocos mostrou-se o destino ideal para a realização de mais uma Missão Empresarial promovida pela Associação Empresarial. Atualmente a economia marroquina é considerada a 2ª maior economia do Magreb e a 6ª de África, com a emergência de uma classe média com grande propensão para o consumo, em que mais de 10% da população atual possui um grande poder de compra

A comitiva, composta por 15 empresas do ‘cluster’ de construção civil, iniciou a sessão de trabalhos na tarde do dia 22 de novembro, com uma reunião que contou com a presença de empresários portugueses radicados em Marrocos que deram seu testemunho nas mais diversas áreas de negócio: plástico, produtos limpeza, construção auto-estradas, telecomunicações e madeiras. A presença de um transitário permitiu o esclarecimento de questões relacionadas com transporte de mercadoria e respetivas taxas, enquanto o responsável do banco Société Générale descreveu todos os passos para abertura de conta empresarial e respetivas obrigações fiscais. Outra presença importante e bastante esclarecedora foi do Dr. Rui Cordovil, diretor da delegação em Marrocos da AICEP - Agência para o Investimento e o Comércio Externo de Portugal.

No dia 23 de novembro foi realizada a visita à feira internacional “SIB Casablanca 2012”. Trata-se de uma feira bienal do setor da construção civil e, de acordo com a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Marroquina, é a mais importante do setor em Marrocos, em que participam vários pavilhões de vários países, incluindo Portugal.


A participação na feira permitiu aos empresários integrantes da missão estabelecer contacto com as empresas presentes neste certame. Ao final deste dia, realizou-se uma reunião no consulado Português em Marrocos com a Associação de Negócios Portugal Marrocos (AMPA). Esta associação foi fundada em Janeiro de 2007 por um grupo de empresários portugueses, com o impulso do Embaixador de Portugal em Marrocos, com o objetivo de dar um novo fôlego à aproximação dos empresários dos dois países. Na reunião, um dos diretores da AMPA, reforçou o apoio e disponibilidade desta instituição para com as empresas portuguesas que pretendam iniciar contactos comerciais com Marrocos.


No dia 24, a comitiva visitou um empreendimento em Statte (cidade a 100 km de Casablanca) de um empresário português da área da construção civil já sediado em Marrocos, permitindo assim aos nossos associados visualizaram ‘in loco’ a forma de construção, materiais utilizados e até a comercialização dos imóveis.


Tendo em conta o resultado muito positivo desta missão, e porque nos encontramos em época generalizada de abrandamento económico dos mercados tradicionais, realçamos que em cenários de crise podem surgir boas oportunidades de negócio.


Neste momento, esta instituição está apostada em apoiar a internacionalização das empresas suas associadas, estando em análise novas missões ao Reino de Marrocos e a outros mercados, nomeadamente França, Moçambique, Brasil e todo o Mercosul através de CCNI – Câmara de Comércio e Negócios do Mercosul.

Reunião de acolhimento e enquadramento de mercado marroquino no Hotel Ibis City Center

 

Reunião no Consulado Português em Casablanca

 

Visita ao empreendimento em Statte

 
 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal